ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE BIOÉTICA E RELIGIÃO: Métodos de Reprodução Assistida, Transfusão de Sangue e Xenotransplante na Perspectiva de Líderes Religiosos

Wellington Gil Rodrigues, Jéssica Renata Ponce de Leon Rodrigues, Amilcar Baiardi

Resumo


O campo da bioética é um território fértil de polêmicas envolvendo as áreas da ciência e da religião. Em pleno século XXI muitas pessoas recusam tratamentos médicos em função de suas crenças religiosas, é, portanto necessário procurar entender como e porque isso ocorre. Nesse sentido, o problema que guia nossa pesquisa é: Qual a perspectiva dos líderes religiosos sobre métodos de reprodução assistida, transfusão de sangue e xenotransplante? Em busca de respostas aplicamos um questionário estruturado a 12 líderes religiosos, representantes das religiões afro, adventista, católica, espírita, protestantes tradicionais (batista, assembleia de Deus) e neopentecostais (igreja universal e igreja mundial) e testemunhas de Jeová.  Os dados foram tabulados e apresentados em gráficos juntamente com as falas dos líderes. Na área das técnicas de reprodução assistida a grande maioria dos líderes se posiciona contra esse tipo de intervenção, com os católicos se destacando na sua não concordância radical, enquanto outros líderes aceitam alguns tipos de intervenção específica. Quanto à questão da transfusão de sangue, a grande maioria dos líderes religiosos se posicionou a favor e somente as testemunhas de Jeová se colocaram radicalmente, indicando que a interpretação bíblica que faz corresponder o não comer sangue a uma proibição de recebê-lo em transfusão, não é compartilhada pelos outros grupos religiosos. Na área do xenotransplante, a grande maioria dos líderes se posicionou contra, no entanto, é uma surpresa perceber como os líderes católicos são radicalmente a favor, seguidos de perto pelos líderes afros. Concluímos que não existe uma opção radical religiosa que se opõe de modo geral contra a ciência, o que nos parece é que cada religião encontra temas específicos dentro do rol de técnicas e conhecimentos científicos que confrontam com suas doutrinas específicas. 


Palavras-chave


Bioética; Religião; Métodos de Reprodução Assistida; Transfusão de Sangue; Xenotransplante.

Texto completo:

PDF

Referências


Leone, Salvino & Privitera, Salvatore (edd.). Nuovo Dizionario di Bioetica. Roma: Cittá Nuova Editrice, 2004.

Fornero, Giovanni . Bioetica cattolica e bioética laica. Milano: Bruno Mondadori Editori, 2005.

Sgreccia, Elio. Manuale di Bioetica – Volume I – Fondamenti ed etica biomédica. 4.ed. Milano: Vita e Pensiero, 2007.

Franca, Inacia Sátiro Xavier de; Baptista, Rosilene Santos; Brito, Virgínia Rosana de Sousa. Dilemas éticos na hemotransfusão em Testemunhas de Jeová: uma análise jurídico-bioética. Acta paul. Enferm., São Paulo , v. 21, n. 3, 2008 .

Mori, Mauricio. Manuale di Bioetica: verso uma civiltá biomédica secolarizzata. Firenze: Casa Editrice Le Lettere, 2010.

Fornero, Giovanni & Mori, Maurizio. Laici e cattolici in bioetica: storia e teoria de un confronto. Firenze: Casa Editrice Le Lettere, 2012.

Lecaldano, Eugenio. Bioetica Le scelte morali. Roma-Bari: Laterza & Figli Spa, 2005.

Potter, Van Rensselaer. Bioethics: Bridge to the future. Englewood Cliffs, N. J. Prentice-Hall, 1971

Reich, W. T. (ed.). Encyclopedia of Bioethics. Macmillan, New York: Simon & Schuster, 1995.

Baiardi, Amilcar; Mendes, Fabihana Souza; Rodrigues, Wellington Gil. Cosmopolitismo Científico e Culturas Locais: percepções dos avanços da ciência por lideranças religiosas no recôncavo baiano. CADERNO CRH, Salvador , v . 26, n. 69, p. 433-448, Set./Dez. 2013.

Agostino, F.D. Bioetica. Torino: Giappichelli, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA 1979 - 2017 | BR 101 KM 197 | CAIXA POSTAL 18 | CACHOEIRA - BAHIA | +55 (75) 3425 - 8000