APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORATIVA: UM RELATO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA GLOSSÁRIO DO MOODLE NO ENSINO SUPERIOR

Leandro Oliveira de Menezes

Resumo


O presente texto é um breve relato de experiência de uma atividade avaliativa realizada na Faculdade Adventista da Bahia, na turma de administração, 8º semestre, no semestre 2017.2, na disciplina Relações Globais. A atividade utilizou como recurso a ferramenta Glossário, do moodle, de modo a fomentar a produção colaborativa entre os estudantes. O objetivo deste relato é apresentar os procedimentos adotados para organização e execução da atividade, além de apresentar os resultados obtidos, de modo a contribuir com outros docentes que utilizam o moodle. Este texto indica aos colegas docentes que propor novos modelos de atividades avaliativas pode contribuir para novos olhares sobre a disciplina, e que, se por um lado, alguns dos objetivos não foram alcançados, por outro valeu a pena realiza-la tendo em vista que para os estudantes que participaram ativamente os ganhos na área da aprendizagem foram significativos.


Palavras-chave


Moodle; Glossário; Atividade Colaborativa; Ambiente Virtual de Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


MORÁN, J. Mudanças na Educação: Mudando a educação com metodologias ativas. São Paulo, v II, 2015.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: SENAC, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA 1979 - 2017 | BR 101 KM 197 | CAIXA POSTAL 18 | CACHOEIRA - BAHIA | +55 (75) 3425 - 8000