O CONHECIMENTO CONTÁBIL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO ENTRE MICROEMPRESAS DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA-BA

Valéria Nunes de Souza, Rarielle Ribeiro de Jesus, Taianan Alves Uzeda Luna, Sunamita de Almeida Dias, Lana Maynara Viana Silva

Resumo


O presente artigo tem como objetivo investigar o conhecimento contábil dos gestores as micro e pequenas empresas (MPEs) da cidade de Cachoeira – BA. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo, com abordagem descritiva e natureza qualitativa, através da qual foram coletados dados através de aplicação de questionários junto a 18 empresários/gestores de micro e pequenas empresas localizadas no centro da cidade de Cachoeira – BA. Os resultados do trabalho demostram que, dentre as empresas pesquisadas, a maioria é do ramo comercial e está presente no mercado com até cinco anos de funcionamento. Dentre elas, mais de 50% realizam sua contabilidade internamente e indicaram que as informações da Contabilidade Gerencial é a mais útil. Conclui-se, portanto, que nessas MPEs os empresários/ gestores pouco utilizam da Contabilidade para a tomada de decisão, sendo ainda optantes pelo entendimento e experiências particulares do gestor.


Palavras-chave


Contabilidade Gerencial; Conhecimento contábil; Gestão;

Texto completo:

PDF

Referências


ANJOS, L.C.M. et al. Uso da contabilidade para obtenção de financiamento pelas micro e pequenas empresas: um estudo a partir da percepção dos gestores. Revista Universo Contábil, v. 8, n. 1, p. 86 -104, 2012.

BOHN, A.C. et al. Fatores que impactam no encerramento prematuro de empresas de pequeno porte: estudo no litoral de Santa Catarina. Revista Navus, v. 8, n.2 p. 43-56, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. São Paulo: Atlas S.A, 2010.

LAMBIASE, E.; OYADOMARI, J.C.T.; ALVES, A. B. Implantação de técnicas de gestão financeira em pequena empresa: uma abordagem intervencionista. Revista Práticas em Contabilidade e Gestão, v. 5, n. 2, p. 128-148, 2017.

MARTINS, G. A. CARDOSO ; MELO, K. B. A percepção das práticas contábeis para gestores de micro empresas e empresas de pequeno porte da área de transporte. In: CONGRESSO DE CONTABILIDADE, 2015. Anais...Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina.36

MIRANDA, L.C. et al. Demanda por Serviços Contábeis pelos Mercadinhos: são os Contadores Necessários? Contabilidade Vista e Revista, v. 19, n.1, p.131- 151, 2008.

MOREIRA, R.L. et al. A importância da informação contábil no processo de tomada de decisão nas micro e pequenas empresas. Revista Contemporânea de Contabilidade, v.10, n.19, p.119-140, 2013.

OLIVEIRA, M. S. ; AZEVEDO, T. C. ; FARIA, J. A. A utilização da contabilidade como ferramenta de apoio á gestão nas micro e pequenas empresas do ramo de comércio de material de construção de Feira de Santana – BA. Revista de Administração e Contabilidade, v. 8, n. 1, p. 40- 56, 2016.

OLIVEIRA, M. M. Instrumentos da Contabilidade Gerencial e Sua Contribuição Para o Desempenho em Micro e Pequenas Empresas: Um Estudo Com Gestores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. (Mestrado em Administração) – Faculdade de Ciências Empresariais, Universidade FUMEC. Belo Horizonte, p. .2016

RIBEIRO, A; FREIRE, E. J. e BARELLA, L. A. A Informação Contábil Como Instrumento de Apoio às Micro e Pequenas Empresas: Percepção Dos Gestores de Micro e Pequenas Empresas de Paranaíta–Mt, Quanto à Utilização de Informações da Contabilidade no Processo de Tomada de Decisão, no Ano de 2012. Revista Eletrônica da Faculdade de Alta Floresta, vol. 2, n. 1, p. 32-61, 2013.

RIVA, E.D; SALOTTI, B.M . Adoção do Padrão Contábil Internacional nas Pequenas e Médias Empresas e seus Efeitos na Concessão de Créditos. Revista Contabilidade e Finanças, v.26, n. 69, p. 304-316, 2015.

SEBRAE. Sobrevivência das empresas no Brasil: 2016. Brasília: SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, 2016.

SEBRAE. Anuário do Trabalho nos Negócios 2015. São Paulo: SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, 2017

SILVA, D.J.C. et al. Para que Serve a Informação Contábil nas Micro e Pequenas Empresas?. Revista Contemporânea de Contabilidade, vol. 7, n. 13, p. 89-106, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA 1979 - 2017 | BR 101 KM 197 | CAIXA POSTAL 18 | CACHOEIRA - BAHIA | +55 (75) 3425 - 8000