INTERVENÇÃO EMBASADA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Fernanda da Silva, Luana Suellen Epifanio, Magda Pereira da Silva, Andresa da Cruz Leite, Elba Cahuana Quispe, Fabianno Andrade Lyra, Wilma Raquel Barbosa Ribeiro, Mariana Leonesy Barreto

Resumo


O presente projeto de intervenção foi baseado nas relações interpessoais, envolvendo a questão social. Objetivou interferir na dinâmica das relações interpessoais de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I em uma Escola Pública em uma cidade do Recôncavo baiano, visando proporcionar reflexões e vivências sobre comportamentos socialmente habilidosos e sensibilizar os alunos para a valorização e respeito para com o outro e para consigo mesmo. Participaram 14 crianças que estudavam na série, sendo realizada a pesquisa-ação através do método qualitativo de relato de experiência, onde foram feitas, com as mesmas, observações, entrevistas e vivências relacionadas aos objetivos a serem alcançados.


Palavras-chave


Intervenção; Relações interpessoais; Aprendizagem;

Texto completo:

PDF

Referências


BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; MARTURANO, Edna Maria. Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais. Estud. psicol. (Natal), Natal , v. 7, n. 2, p. 227-235, Jul. 2002 . Disponível em: . Acesso em: 04 de nov. 2016.

BORSA, J. C. O papel da escola no processo de socialização infantil. Rio grande do Sul, 2007. Disponível em: < http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0351.pdf> Acesso em: 04 de nov. 2016.

CASTORINA, J. A.; FERREIRO, J. A. C.; LERNER, D.; OLIVEIRA, M. K. De. Piaget-Vygotsky. 6ª ed. São Paulo, SP: Ática, 2006.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda A. P. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. 9ª ed. Pretópolis, RJ: Vozes, 2011.

DESSEM, M, A.; POLÔNIA, A. C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento. In. Paidéia, 2007,sso em: ano 17, nº. 36, p. 21-32. Disponível em: Acesso em: 04 de nov. 2016.49

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. 1º ed. Porto Alegre: Editora da: UFRGS, 2009.

FRESCHI, E. M.; FRESCHI, M. Relações interpessoais: a construção do espaço artesanal no ambiente escolar. Rev. de educação Ideal (REI) Vol. 8 – Nº 18 – Jul. – Dez. 2013 Semestral. Disponível em: < https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/20_1.pdf> Acesso em: 08 de abr. 2019

MARTINS, J. C.Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo. Série ideias n. 28, p. 111-122. São Paulo: FDE, 1997. Disponível em:< http://www. crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=002> Acesso em 04 de nov. 2016.

MICHENER, H. Andrew; DELAMATER, John D.; MYERS, Daniel J. Psicologia social. São paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

MÜLLER, F. Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças. Educar, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ er/n32/n32a10 Acesso em: 18 de out. 2016.

RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. M. L.; JABLOONSKI, B. Psicologia social. 26ªed. Petrópolis: Vozes, 2008.

SOUZA, A. P. A escola enquanto espaço de desenvolvimento humano. Webartigos. Olinda - PE, 2013. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-escola-enquanto-espaco-de-desenvolvimento-humano/107257/#ixzz4QhHz7oxE> Acesso em: 21 de nov. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA 1979 - 2017 | BR 101 KM 197 | CAIXA POSTAL 18 | CACHOEIRA - BAHIA | +55 (75) 3425 - 8000