Análise dos fatores influenciadores do desempenho acadêmico de estudantes de administração: um olhar do docente

Derivania Oliveira, Ricardo Caggy

Resumo


O  presente  artigo  se  propõe  a  realizar  algumas  reflexões  sobre  o Ensino  da Administração no Brasil e a percepção dos docentes sobre os fatores que influenciam o desempenho  do  acadêmico  no  curso  de  Administração.  O  quadro  teórico  construído demonstra a  crescente  preocupação  da  academia  com  o  produto  dos  atuais  modelos
educacionais  e  as  reais  necessidades  da  sociedade.  Este  processo  possui  três  fatores que contribuem para o atual estado  em  que se encontra a educação superior no país: o modelo educacional adotado  pelas IES,  a ineficiência da regulação  governamental e o baixo desempenho dos estudantes no ensino superior. A pesquisa assumiu o paradigma qualitativo  para  orientação  dos  métodos  de  coleta  e  análise  dos  dados.  O  estudo  de caso foi desenvolvido na Faculdade Adventista da Bahia,  os dados da pesquisa foram coletados  através  de  um  grupo  focal  com  docentes  do  curso  de  administração  e analisados  a  partir  da  técnica  de  análise  de  conteúdo.  Os resultados  apontam  que fatores  como  a  origem  familiar,  condições  financeiras,  condições  físicas  podem influenciar  no  desempenho  dos  estudantes,  mas  o  interesse  (comprometimento),  na ótica  dos  docentes,  é  o  principal  fator  influenciador  e  diferenciador  do  bom  e  mau aluno no curso de Administração.

Abstract

The present paper proposes to make some reflections on the Teaching Administration in  Brazil  and  the  perception  of  teachers  about  the  factors  that  influence  academic performance in the course of Directors. The theoretical framework built demonstrates the  growing  concern  of  the  academy  with  the  product  of  the  current  educational
models and the real needs of society. This process has three factors contributing to the current state  is that higher education in the country: the educational model adopted by IES, the inefficiency of government regulation and the poor performance of students in higher education. The research took the qualitative paradigm to guide the methods of
collecting  and  analyzing  data.  The  case  study  was  developed  at the  Faculdade Adventista da Bahia, survey data were collected through a focus group with teachers from administration and analyzed using the technique of content analysis. The results indicate  that  factors  such  as  family  background,  financial  condition,  physical conditions can influence the performance of students, but interest (involvement), in the view of teachers is the principal factor of influence and differentiator the good and bad student in the course of administration.


Palavras-chave


Desempenho acadêmico; Administração; Qualidade de ensino; Estudante; Academic performance; Administration; Teachingquality; Estudent;

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