Gestão do conhecimento e sustentabilidade nas médias e grandes empresas de Campina Grande do Sul e Quatro Barras - RS

Reginaldo dos Santos Cordeiro, Ivan Bim Raquena, Gerson Amaury Marinho, Daniel Ferreira dos Santos

Resumo


O presente artigo de revisão e de estudo multicaso visa diagnosticar a relação existente entre os investimentos realizados por organizações de médio e grande porte  dos  municípios  de  Campina  Grade  do  Sul  e  Quatro  Barras,  Estado  do Paraná,  em  gestão  estratégica  do  conhecimento  e  da  aprendizagem,  e  o processo  de  sustentabilidade  destas  organizações  no  seu  mercado  de  atuação. Crê-se, como pressuposto básico, que a gestão estratégica do conhecimento e da  aprendizagem  é  fator  preponderante  no  alcance  da  satisfação  de  clientes internos e externos. Acredita-se  que, com isso,  as organizações tendem a obter um  nível  mais  elevado  de  poder  de  competitividade  e  consequente sustentabilidade. Crê-se ainda que o alto grau de competitividade predominante no  mundo  dos  negócios  tem  comprometido  a  sustentabilidade  de  muitas organizações; estas,  muitas vezes por desinformação ou até mesmo por  falta de flexibilidade  de  seus  dirigentes,  deixam  de  perceber  algumas  soluções  que
poderiam  certamente  contribuir  para  amenizar  os  efeitos  dessa  acirrada competição. Ainda  com base no fato de que  se vive, inquestionavelmente, a era da informação e do  conhecimento, espera-se que as organizações candidatas a vencedoras  sejam aquelas que mais acreditam e investem em desenvolvimento permanente do seu capital intelectual, permitindo uma maior consolidação dos seus objetivos e metas de crescimento e sustentabilidade.

Abstract

This  review  article  and  multicase  study  aimed  at  diagnosing  the  relationship between  the  investments  made  by  organizations  large  and  medium-sized municipalities of Campina Grade do Sul and Quatro Barras, State of Parana in strategic knowledge management and learning, process and the sustainability of these  in  your  market.  It  is  believed,  as  a  basic  premise,  that  strategic management  of  knowledge  and  learning  is  a  major  factor  in  achieving  the satisfaction of internal and external customers and, thus, organizations tend to get  a  higher  level  of  competitive  power  and  consequent  sustainability.  It  is believed also that the high degree of competitiveness prevailing in the business world, has compromised the sustainability of many organizations, which often
misinformed or even lack of flexibility of its leaders, fail to realize that some solutions could certainly help to mitigate the effects of fierce competition. Still, based  on  the  fact  that  one  lives,  unquestionably,  the  information  age  and knowledge, it is expected that organizations are seeking to win over those who believe and invest in ongoing development of its intellectual capital, allowing further consolidation their objectives and goals for growth and sustainability.


Palavras-chave


Aprendizagem; Conhecimento; Desenvolvimento; Sustentabilidade; Gestão; Learning; knowledge; development; management and sustainability;

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