AVALIAÇÃO INOVADORA OU TRADICIONAL DA APRENDIZAGEM: O QUE PRATICA A ESCOLA?

Rimenia Leal Capistrano

Resumo


Esse artigo traz uma discussão sobre a avaliação da aprendizagem no contexto escolar, a qual implica em conhecer as concepções de ensino-aprendizagem e as de avaliação, bem como as relações existentes entre si. Abordamos as concepções fundamentadas na Pedagogia Tradicional e na Pedagogia Construtivista por se tratar das concepções que fundamentam a prática pedagógica dos professores e professoras da Educação Básica e que trazem no seu bojo uma concepção de avaliação, bem como os instrumentos a serem utilizados na coleta dos dados das aprendizagens. Para tanto, nos apoiamos teoricamente nos estudos de Luckesi (2005, 2009), Hoffmann (2009, 2010), Fernandes e Freitas (2007), Moretto (2005), Vasconcelos (2008), dentre outros. Verificamos que, apesar dos avanços no campo teórico, a avaliação classificatória continua permeando a prática avaliativa dos professores.


Palavras-chave


Avaliação; Ensino/Aprendizagem; Instrumentos Avaliativos

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