USO DE REDES SOCIAIS EM CONTEXTOS FORMATIVOS DE APRENDIZADO: UMA PRIMEIRA ANÁLISE

Gretchen Micheli S. M. Licnerski, Yoshie Kawasaki Nakahara, Tânia Moura Benevides

Resumo


O artigo apresenta o uso de Redes Sociais em diferentes faculdades pelos alunos do curso de administração na Bahia e tem por objetivo identificar quais redes sociais são usadas pelos alunos e a importância delas em salas de aula. Este objetivo se desdobra em mencionar quais são os motivos que levam a utilizar determinada rede social e a frequência que as utilizam. O método utilizado foi o Qualitativo com amostra aleatória estratificada por porcentagem fixa de dez por cento foi utilizado em quatro faculdades (Universidade Federal da Bahia/UFBA, Faculdade Adventista da Bahia/FADBA, Universidade do Estado da Bahia/UNEB e União Metropolitana de Educação e Cultura/UNIME) sendo uma população total de um mil novecentos e quatorze alunos dos cursos de administração. O tratamento dos dados se deu por meio de análise estatística do formulário online Google Forms, haja visto que as quatro faculdades são em locais separados. E constatou-se que os estudantes usam muito redes sociais, entretanto não para o contexto de aprendizagem.

Palavras-chave


whatsapp; redes sociais; aprendizagem virtual; administração; Facebook; Instagran;

Texto completo:

PDF

Referências


BOYD, D.M.; ELLISON, M.B. Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 13, n. 1, p. 210–230, 2007

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 7 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. Vol. 1.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: o Poder da Identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

COSTA, Larissa et al. (Coord.). Redes: uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização. Brasília: WWF-Brasil, 2003.

FRANCHINELLI, Ana Cristina; MARCON, Christian; MOINET, Nicolas. A prática da gestão de redes: uma necessidade estratégica da sociedade da informação.

MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.

McKENNA, Katelyn Y.A.; GREEN, Amie S. & GLEASON, Marci E.J. Relationship formation on the internet: what’s the big attraction? Journal of Social Issues, Vol. 58, nº 1, 2002, p.9-31.

RHEINGOLD, Howard. La Comunidad Virtual: Uma Sociedade sin Fronteiras. Gedisa Editorial. Colección Limites de La Ciência. Barcelona 1996.

RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, I.M. (Coord.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003. p. 76-97.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SUBRAHMANYAM et al,. OnLine and offLine social networks: Use of social networking sites by emerging adults. Journal of Applied Development Psychology, v.29, p. 420-433, 2008.

Google e outras gigantes compraram mais de 60 empresas só em 2013.Disponível em: . Acesso em: 21 mar 2016.

As preferências dos brasileiros nas redes sociais. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2016.

CETIC.BR. Pesquisa kids online 2016. Disponível em: http://cetic.br/noticia/cetic-br-informa-correcao-dos-resultados-da-pesquisa-tic-kids-onLine-brasil-2015/ Acesso em: 07 novembro 2016. 11:32

ALEXA.COM. Disponível em: . Acesso em: 07 nov 2016.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magada Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da silva. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

JULIANI, Douglas Paulesky. JULIANI, Jordan Paulesky. SOUZA, João Artur. BETTIO, Raphael Winkcler de. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. CINTED-UFRGS. V.10 Nº 3, dezembro, 2012.

LORENZO, M. E. A utilização das redes sociais na educação. 2011. Disponível em: . Acesso em 10 nov 2016.

SABOIA, Fernanda. The Rise of WhatsApp in Brazil Is About More than Just Messaging Disponível em: . Acesso em 08 novembro de 2016.

VIEIRA, Valter A. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Disponível em: . Acesso em 14 nov 2016.

CETIC.BR. Celular torna-se o principal dispositivo de acesso à Internet. Disponível em: http://cetic.br/noticia/celular-torna-se-o-principal-dispositivo-de-acesso-a-internet-aponta-cetic-br/ Acesso em 10 nov 2016.

LICNERSKI, Gretchen M. S. M. Formulário Uso de Redes Sociais. Disponível em: . Acesso em 17 out 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA 1979 - 2017 | BR 101 KM 197 | CAIXA POSTAL 18 | CACHOEIRA - BAHIA | +55 (75) 3425 - 8000